A ONG é um ato de amor de seus integrantes em relação a agricultura, pecuária e ecologia. The NGO is an act of love of its members in relation to agriculture and ecology. Why? Because doesn't we want to activity in second in importance to the survival of humans on Earth, which is farming, become the villain of the ecology, environment, biomes, oceans, rivers, lakes, and many others who go far help move here fed, and with joy and tranquility.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Homem dominou afiação de pedras há 75 mil anos, diz estudo. Mas observem as técnicas empregadas...

"28/10/2010 - 18h43


Homem dominou afiação de pedras há 75 mil anos, diz estudo

Objetos como o desta foto foram encontrados na caverna de Blombos, na África do Sul

WASHINGTON, 28 outubro 2010 (AFP) - Os homens pré-históricos do sul da África dominaram técnicas para afiar pedras e também o uso do fogo para fazer facas há pelo menos 75 mil anos, 50 mil anos mais cedo do que se pensava até o momento, revelou um estudo publicado nesta quinta-feira.

A descoberta, feita na caverna de Blombos, na África do Sul, antecipa em pelo menos 50 mil anos o domínio desta técnica que consiste no aquecimento do silcreto, um material duro constituído por quartzos cimentados por sílica para modificar a estrutura e melhor moldá-la.

Essas pedras eram, em seguida, delicadamente trabalhadas com martelos de madeira ou de ossos para deixá-las bem afiadas.

"Essa técnica é a mais eficaz para dominar a afiação, espessura e forma de uma ferramenta de dois gumes, como as pontas de lança e as facas de pedra", explicou Paola Villa, conservadora do Museu de História Natural da Universidade do Colorado (oeste dos Estados Unidos), coautora deste estudo, que será publicado na edição desta sexta-feira da revista Science.

Antes da descoberta destes objetos em Blombos, os indícios mais antigos da dominação destas técnicas sofisticadas remontavam somente à cultura Solutrense do Paleolítico Superior, na França e na Espanha, datando de aproximadamente 20 mil anos.

"A descoberta na caverna na Blombos é importante porque mostra que os humanos modernos no que é hoje a África do Sul tinham um repertório de técnicas sofisticadas de fabricação de ferramentas de pedra desde muito cedo", revelou Paola Villa.

"O uso dessas técnicas é um bom exemplo de uma tendência para desenvolver novas ideias e técnicas amplamente consideradas como características de comportamentos modernos e avançados", acrescentou.

Os pesquisadores analisaram 159 pontas e fragmentos de silcreto e 179 outras peças trabalhadas. Eles também examinaram mais de 700 escamas ou pequenas placas, feitas a partir do trabalho de amolação."

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/afp/2010/10/28/homem-dominou-afiacao-de-pedras-ha-75-mil-anos-diz-estudo.jhtm

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Isso se chama: ASSOREAMENTO!

"

Careiro da Várzea registra queda de barrancos


Município também está sofrendo com a seca dos rios

Manaus, 25 de Outubro de 2010



Síntia Maciel

Integrante da Defesa Civil avalia a área onde ocorreu o desmoronamento de terras no Careiro da Várzea (Foto: Euzivaldo Queiroz)



Três comunidades do município Careiro da Várzea – a 20 quilômetros de Manaus -, foram afetadas por deslizamentos de terras na noite de ontem (24). Entre as localidades afetadas estão Murumurutuba, Gurupá e Purari Grande. Apenas quatro famílias – moradoras do Murumurutuba -, tiveram as casas comprometidas.



De acordo com o prefeito da cidade, Raimundo Nonato Silva, desde a última sexta-feira à noite, um pequeno deslizamento havia sido identificado em uma das comunidades. Entretanto, o desbarrancamento maior ocorreu na noite de ontem.



Além do deslizamento de terras, o lugar também está padecendo com a seca. No último dia 30 de setembro a prefeitura decretou situação de emergência no município.



Por conta da estiagem, uma parte do porto onde atracavam embarcações, segundo Raimundo Nonato transformou-se em uma grande praia."

http://www.acritica.com/amazonia/Amazonas-Amazonia-Careiro-Varzea-registra-queda-barrancos_0_359964028.html




"Mas não precisamos nos preocupar ... O rio Amazonas tem muita água". E agora? Cadê a água que tinha. Que aquecimento global o que... ISSO É COISA DE ECOLOGISTA MALUCO. SÓ VAMOS ACREDITAR QUANTO NÃO TIVER MAIS ÁGUA PRA BEBER.... Sobre o desbarracamento do porto é um simples assoreamento. E sabe para onde essa terra vai? Para o fundo do rio, e tirar a profundidade dele. Basta olhar no Google Maps e ver as várias ilhas q estão se formando ao longo de de Rio amazonas e Solimões. Que Deus nos ajude.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Seca em rios da Amazônia próxima ao nível recorde







"Seca no Amazonas atinge 40 mil famílias e 25 cidades decretam situação de emergência


12 de Outubro de 2010



Agência EstadoA seca que atinge o Amazonas desde o início de agosto já prejudicou cerca de 40 mil famílias. Segundo o governo estadual, dos 62 municípios amazonenses, 25 decretaram situação de emergência. Na última sexta-feira (08), a Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em 21 deles.



Os municípios em situação de emergência por causa da estiagem são Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça, Tabatinga, Tonantins, Caapiranga, Boca do Acre, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Borba, Alvarães, Coari, Fonte Boa, Jutaí, Tefé, Uarin, Beruri, Manacapuru, Itacoatiara, Barreirinha e Parintins.



Segundo informações do governo do estado, a ação emergencial de ajuda humanitária aos municípios afetados começou esta semana com o envio de 6 toneladas de alimentos. O chefe de gabinete da prefeitura de Ipixuna, Anísio Saturnino, disse que o transporte fluvial está comprometido em função da seca dos rios.



"Os barcos não podem navegar. O transporte só pode ser feito por canoa. Alguns alimentos começam a faltar", disse. Segundo Saturnino, o município (localizado no sudoeste do Estado) aguardava para ontem à tarde a entrega, pela Defesa Civil do Estado, de cestas básicas, filtros para água e medicamentos. Muitas pessoas estão sofrendo com problemas intestinais provocados pela má qualidade da água.



A geógrafa e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar, disse que a seca que atinge o Amazonas é uma condição climática extraordinária decorrente do fenômeno El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico), que ocorreu nos últimos meses de 2009 e deixou reflexos em 2010. "


"O El Niño de 2009 foi o pior das últimas três décadas e trouxe como consequência as fortes chuvas no Sul e a seca no Norte do país. Sempre quando ocorre um El Niño muito forte existem impactos no ano seguinte".



Segundo Ane Alencar, a forte estiagem se deu em função também da maior frequência das secas no estado. "Desde 2000, as secas têm sido mais frequentes e mais intensas e a floresta não tem tido tempo de se recuperar", disse. A temporada de chuvas na Amazônia, de acordo com a pesquisadora do Ipam, deve começar no fim de novembro."

http://www.acritica.com/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Seca_no_Amazonas_atinge_40_mil_familias_e_25_cidades_decretam_situacao_de_emergencia_0_352164840.html






Queridos amigos esperamos que tenham gostado do nosso blog!
Comentem. Qualquer comentário já nos ajuda muito..
Powered By Blogger

Seguidores

whos.amung.us